terça-feira, março 04, 2008

I've never been in love before

Para escrever a matéria de estréia de West Side Story, ouvi quase todas as músicas disponíveis no youtube (já que perdi o vinil duplo com a trilha sonora da peça, conduzida brilhantemente por Leonard Bernstein) e ainda aluguei o filme de Robert Wise, de 1961, que traz uma Natalie Wood deslumbrante, mesmo sem ser sequer uma dançarina mediana e muito menos uma boa cantora. Se não me engano, ela foi dublada no filme. Mas tudo isso é irrelevante. O filme é uma gracinha (este termo é podre, eu sei, mas o tempo faz com que várias coisas muito impactantes em sua época se tornem simplesmente gracinha depois, e ninguém tem culpa disso) e é um prazer sem tamanho ouvir novamente clássicos como Maria, Tonight e Somewhere. Adoro West Side Story, acho contemporâneo, pulsante e, acima de tudo, real. Muito melhor que fantasmas que vivem nos subterrâneos de um teatro. Mas este banho de West Side Story serviu, acima de tudo, para que eu tivesse mais certeza que a minha canção predileta dos musicais, de todas que já foram feitas, continua sendo I've never been in love before (Eu nunca me apaixonei antes), de Guys and Dolls, que acho que nunca foi visto por aqui. É simples, pueril e de uma inocência que leva às lágrimas. O mais comovente nesta música é que, se a ouvirmos aos dez, vinte, trinta ou aos 80 anos de nossa vida, ela dirá sempre a mesma coisa e com o mesmo impacto: eu nunca me apaixonei antes. Pode ser, sim, uma grande mentira. Mas quem é capaz de dizer que a cada vez que nos apaixonamos, não fazemos tudo de novo, como se fosse sempre a primeira vez...
Eu ficaria muito feliz, mas muito feliz de verdade, se o Alberto Guzik, dono de um inglês mais refinado que o meu para tais ocasiões, arranjasse cinco minutinhos para traduzir, aqui ou no blog dele, esta pequena pérola que é a trilha sonora de cada um dos nossos novos amores. Tão poderosa que deixa para trás os amores passados e, tão tristemente profética, a indicar que os novos amores um dia também serão poeira...
Guza, agora é com você, meu lindo...


I'VE NEVER BEEN IN LOVE BEFORE, DO MUSICAL GUYS AND DOLLS

I've never been in love before
Now all at once it's you
It's you forever more.
I've never been in love before
I thought my heart was safe
I thought I knew the score
But this is wine that's all too strange and strong
I'm full of foolish song
And out my song must pour
So please forgive
this helpless haze I'm in
I've never really been
In love before.

Nenhum comentário: