segunda-feira, setembro 24, 2007

Semaninha difícil de sair de casa

Mais do que entrar em restaurantes, fazer compras, bater pernas, dormir tarde e tomar caipirinha na praia, há dois hábitos que definem com mais precisão os meus períodos de férias: voltar para a cama depois de tomar café da manhã e ver novelas. Quando estas coisas se juntam, das duas uma: ou estou doente ou estou viajando. A segunda opção costuma ser muito melhor. Se eu não morasse em São Paulo, onde a quantidade de peças e filmes em cartaz às vezes chega a ser angustiante, pois sabemos que não conseguiremos ver tudo mesmo, e onde a disposição dos amigos para um chopinho também merece respeito, eu seria um noveleiro irrecuperável. Tenho certeza disso. Esta semana mesmo, em que Paraíso Tropical está chegando ao fim, sei que sairei de casa com dor no coração e com a cabeça no assassino da Thaís. Na quinta e na sexta, no entanto, dias em que as centenas de falcatruas criadas por Gilberto Braga começarão a ser resolvidas, estou pensando em deixar o telefone fora do gancho, o celular desligado e inventar uma ótima desculpa para poder ficar em casa quietão, vendo o Olavo do magistral Wagner Moura quebrar a cara. Ou não, já que neste país os canalhas podem começar a se dar bem até em novelas.

Embore eu goste de novelas, fico muito feliz de constatar que a maioria delas é medonha. Assim a gente fica livre, e sem culpa, para fazer coisas muito mais interessantes, como ir ao cinema e ao teatro, ler, tomar biritas com os amigos, ver as entrevistas da Oprah e do David Letterman, assistir a House e a outros seriados médicos e de investigação policial que, de tão parecidos, a gente sempre acha que está vendo o mesmo, e ainda assim curte todos, ficar de bobeira na Internet, ir à academia ou simplesmente jogar conversa fora no telefone enquanto presta mais atenção nas coisas que precisam ser feitas pra deixar a casa da gente mais transada do que na conversa de quem está do outro lado da linha. Mas como fazer tudo isso nesta semana em que a gente vai descobrir quem tentou matar a Marion, quem envenenou o personagem do Edwin Luisi (esqueci o nome do cara), quem mandou a Thaís desta pra pior e que dia a Bebel vai perder o bebê? Vai ser duro fazer outra coisa....

Mas há algo maravilhoso pairando no ar: durante os intervalos de Paraíso Tropical, a Globo vem bombardeando a gente com as chamadas de Duas Caras, a nova trama do Aguinaldo Silva. E, graças a Deus, tudo tem uma cara de pão amanhecido que vai ser fácil, muito fácil, fugir da Suzana Vieira, da Renata Sorrah e de uma galera que já conseguiu cansar a gente antes mesmo do primeiro capítulo. É só mostrar uma ao lado da outra, uma vilã e a outra boazinha, pra gente achar que se enganou e está revendo Senhora do Destino. E então a gente já sabe que vai colocar o cinema em dia, vai ver as peças que estão em cartaz nos Satyros de segunda a quinta, vai terminar o livro novo do Philip Roth e, mais que tudo, vai sentir como é bom se libertar deste vício maldito que é novela boa...

3 comentários:

Lucianno Maza disse...

Queridão,
realmente acho novela boa um vírus que contamina mesmo, e tem uns caras que são fantástico as escrevendo, conseguem dominar a atenção de milhares de pessoas, de várias faixas etárias, culturais, econômicas. Acho que são dignos do maior respeito.
Tenho acompanhado muito de rabo de olho a história toda de Taís e Bebel, mas tem hora que quando to em casa, até saio do computador e me permito cinco minutinhos só pra assistir o que está se passando, e me deleitar com Wagner Moura e Vera Holtz, adoro! rs
Como tento sempre acompanhar dando espiadas esporádicas em uma novela e pular outra, desculpe Aguinaldo, fica pra próxima.
E que delícia é ler teu blog Sérgio! Adorei mesmo!
Beijos

http://luciannomaza.blogspot.com/

Barbara disse...

Massa, eu sou noveleira de carteirinha, vc sabe disso. Faz tempo. Agora, mais por falta do que fazer, morando onde moro, do que pela qualidade dos folhetins. Paraíso Tropical é a única exceção (e das boas) neste momento. Tou achando tão chato ela terminar, mas juro que a próxima não vou assistir. Afinal, Aguinaldo Silva e com aqueles atores! não dá. Prefiro ver reprise do Lost, do 24 Horas, o The Office do que ficar encarando mais essa, ou arrumar alguma coisa excitante para fazer à noite.

alberto disse...

não curto novela faz tempo e não assisto, a não ser quando a gente viaja junto em férias (que saudade de fazer isso). mas tive que entrar pra dizer que teu blog é uma delícia e leio até post sobre telenovela, quando é seu. tchau. bjs. guza