sexta-feira, junho 20, 2008

O Hamlet de Moura

Wagner Moura, 32 anos, começa a mostrar o seu Hamlet na noite desta sexta-feira, dia 20, no Teatro Faap. É um projeto que o acompanha, literalmente, por metade de sua vida: ele tomou contato com o texto aos 16 anos, em Salvador, e nunca mais abandonou a idéia de viver o príncipe da Dinamarca. Conversei com ele, para o Diário do Comércio, por pouco mais de meia hora na tarde de terça-feira. Como o baiano é muito bom de papo, escolhi alguns momentos bacanas da entrevista para dividir com vocês.

No que o seu Hamlet pretende ser diferente dos inúmeros outros já feitos no cinema e no teatro?
Wagner Moura: Este personagem é tão grande que comporta um número infinito de interpretações. Nenhum Hamlet é igual a outro. Nunca pensei em buscar um diferencial, uma contribuição que todos os outros atores que já fizeram este papel ainda não tenham dado. O que importa, para mim, é a oportunidade de ser mais um. Sempre é louvável montar Hamlet para popularizar o personagem e torná-lo ainda mais acessível.

Você acredita que Hamlet pode representar um exercício de auto-confiança para um ator, de modo a prepará-lo para qualquer outro desafio na carreira?
Não sei se o personagem oferece um carimbo de qualidade para um ator. Só sei que qualquer ator vai sair fortalecido desta experiência. Hamlet é um personagem tão denso e complexo que quem passa por ele não sai incólume. Há momentos em que ele se mostra difícil e indomável. Em outros, porém, o prazer é tanto que você se sente surfando em uma grande onda.

Os elogios que você recebeu por suas atuações no filme ‘Tropa de Elite’ e na novela ‘Paraíso Tropical’ o deixaram mais confiante para fazer a peça?
Talvez sim. Mas fazer Hamlet é um desejo muito mais antigo. Eu sinto como que se tudo o que eu já fiz até hoje fosse uma grande preparação para este personagem. Eu acredito que, durante toda a minha carreira, eu sempre vivi à sombra de Shakespeare. Hoje eu vejo que havia algo de Hamlet no capitão Nascimento, no vilão Olavo e em todos os outros personagens que já interpretei.

O ator Laurence Olivier, por exemplo, fez Hamlet no cinema em 1948. Você está fazendo no teatro 60 anos depois. O discurso do personagem mudou ou Hamlet continua dizendo a mesma coisa?
Nós vamos morrer e Shakespeare vai nos enterrar. Nossos netos não se lembrarão de quem nós fomos, mas eles seguramente irão saber quem foi Shakespeare. Esta longevidade se explica porque ele falou de algo que não muda com o tempo, o ser humano. Cada platéia de cada época talvez entenda o discurso de Hamlet de uma maneira muito própria, mas no fundo todos nós sempre estaremos falando do ser humano.

Mas há tantas tramas nesta peça...
A trama da vingança é só um pano de fundo para este príncipe filósofo falar sobre a gente. Sobre este abandono total em que nós, seres humanos, vivemos. Nós inventamos Deus para tentar colocar um pouco de ordem no mundo, talvez para tentar entender que raio nós estamos fazendo aqui. Hamlet é a soma de todas as nossas perplexidades.

Há pouco tempo você publicou um artigo em que criticava parte da imprensa que se mostrava mais interessada na vida pessoal do que no trabalho dos artistas. Que tipo de repercussão este artigo teve?
Eu não procurei saber. Me disseram que muitas pessoas me apoiaram na internet, que concordaram com o meu ponto de vista. Muita gente achou que meu artigo foi uma crítica direcionada a um programa específico, no caso o Pânico na Tevê. Mas não foi. Minha intenção, ao escrever aquele artigo, foi a de mostrar que a sociedade pode melhorar a qualidade do que é mostrado pela televisão. Nós podemos dizer um basta, não queremos ver mais isto. A televisão se alimenta de audiência, mas tem de haver um limite para tudo. Não são todos os atores que estão dispostos a participar deste jogo sórdido. Um ator que não freqüenta a Ilha de Caras, que não tomar parte neste exibicionismo, tem de ser respeitado. Eu não acredito que o público queira ver só porcaria. Eu compararia alguns programas de tevê hoje com um cavalo desgovernado, correndo no piloto automático.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hamlet do Moura.

Estão dizendo que o espetáculo é arrebatador, pretendo assistir.

Abraços Roveri.

Henrique Silveira