quarta-feira, setembro 30, 2009

Cleyde Yáconis

Tenho um amigo chamado André Fusko. Ele é ator e médico - exerce este segundo ofício com invejável profissionalismo, mas o conheço bastante bem para dizer aqui que seu sonho seria poder viver daquilo que o palco tem a nos oferecer. Em 2006, Fusko participou, ao lado das atrizes Cleyde Yáconis e Maria Manoella, da belíssima montagem de Cinema Éden, texto da francesa Marguerite Duras encenado por Emilio di Biasi no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil.

Pois ontem à noite encontrei o Fusko na cerimônia em que o Teatro Cosipa, na estação Conceição do metrô, passou a se chamar Teatro Cleyde Yáconis. Tive a honra de ser convidado para escrever o roteiro da festa, mas não é sobre isso que quero falar. Quero falar que estavam presentes ao evento grandes amigos de Cleyde, atores e diretores que ela conhece de longa data. Após seu pequeno discurso no palco (Cleyde odeia este tipo de celebração), houve um coquetel no saguão do teatro, em que ela foi disputada por dezenas de fotógrafos, repórteres, cinegrafistas e fãs. Magra e elegante, ela se locomovia com dificuldade por entre tantos flashes. E então ela viu André Fusko no meio daquela gente toda.

Caminhou até ele, abriu os braços, sorriu e perguntou: "Oi, André, você se lembra de mim?"

Gostaria que todos os blogueiros, tuiteiros e jovens artistas que não fazem outra coisa na vida a não ser falar dos seus próprios umbigos tivessem testemunhado esta pequena prova de humildade e generosidade de uma atriz fantástica que, aos 86 anos e na noite dedicada a ela, pergunta a um jovem ator se ele se recordava de um dia ter trabalhado com ela. Que pena que vivemos num mundo de poucas Cleydes e muitas celebrities de última hora.

5 comentários:

fabio menezes disse...

É Roverrrrrri, uma pena mesmo!

Obrigado pelo carinhoso convite!!
vc é um cara demasiado humano, valorizo isso num ser humano!!
hehe

Fora o senso de humor incrivel, a presença de esprito e porque naum, um monxxtro de humildade!!

obrigado pela inspiração!
abração!

Só no blog disse...

Ichi, corei! Abração e valeu.

Anônimo disse...

sabe Sergio, essa coisa de celebridade e celebridade ta fazendo deste um mundo cada vez mais egoísta. O contrário do seu post tb acontece. Há uns dias presenciei a arrogancia de um ator renomado para um grupo de atores iniciantes. tava emburrado porque o espetáculo anterior havia se atrasado 10 minutos. É certo que essa coisa de atraso é complicado. mas era estreia, tava todo mundo nervoso, e voce sabe que isso pode acontecer. Até eu que não sou do mundo de Dionísio consigo entender isso. Mas o ator foi horroroso com o grupo. Então eu fui tentar ser solidária, e ouvi deles: liga não, isso acontece. Amanhã talvez ele reclame porque tudo ficou pronto antes do horário. É sempre assim...e eu segui o meu caminho pensando no emburramento do ator renomado. beijos, Rachel
P.S. soube que no dia seguinte a peça cumpriu o seu horário.

Lucas Pretti disse...

Roveri, que privilégio ter visto este instante de uma vida tão rica. Obrigado por compartilhar!

Só no blog disse...

Eu que agradeço sua visita, querido. beijão