domingo, junho 21, 2009

A luz de Jesus

Lendo as notícias sobre os desfiles da São Paulo Fashion Week, vejo que o modelo Jesus Luz já se tornou mais inacessível que Gisele Bundchen. Fiquei com um pouco de pena dele, de verdade. Dele e de todas as pessoas que não se dão conta das armadilhas ocultas atrás da fama repentina, da notoriedade sem alicerce e sem trabalho. Pena das pessoas que acreditam que é possível se deitar como larva e acordar borboleta na manhã seguinte – sem entender que a noite da metamorfose é longa e suada.

A notícia me fez divagar sobre a segurança de ser e os riscos de estar. Gisele Bundchen é Gisele Bundchen nesta e em inúmeras outras temporadas vindouras porque rodou quilômetros de passarela para isso. Jesus Luz está Jesus Luz e não cabe a ele decidir por quanto tempo deve durar seu reinado de barro. Jesus Luz está Jesus Luz porque um dia Madonna decidiu desviar para ele algumas dezenas dos milhões de refletores que sempre estiveram voltados para ela. E então, por obra e graça de Madonna, Jesus encontrou um pouco da luz que até então só exibia no sobrenome. Mas é dela a mão que comanda o interruptor.

Um dia - e se levarmos em consideração o humor das grandes estrelas, este dia pode estar próximo -, Madonna irá chamá-lo para comunicar o seguinte: “Você já brincou demais de Jesus, mas o Deus aqui sou eu. A partir de hoje, você não se senta mais à minha direita e nem poderá mais caminhar à minha sombra”. Neste dia Jesus irá perceber o quanto doi ser um anjo caído e sem grife.

Se eu fosse Jesus Luz, eu aproveitaria meus segundos de fama para multiplicar não apenas pães e peixes, mas amigos e simpatias. Iria procurar me cercar de afetos, de algumas amizades sinceras, me tornaria acessível e simpático ainda que fosse por interesse, pois a estação de Madonna passa, mas Jesus deve se cuidar para estar sempre na moda. Se eu fosse Jesus, depois de fazer xixi no meu banheiro químico, eu abriria as portas do meu camarim e, com um imenso sorriso no rosto e as mãos estendidas, diria quase em tom de prece: vinde a mim os jornalistas, os fashionistas, os estilistas e os empresários, pois, ao menos nesta semana, é de vocês o reino dos céus! E tentaria distribuir minha graça entre os humildes que se acomodam da terceira fila em diante nos desfiles. Mas, acima de tudo, se eu fosse Jesus, eu tentaria aprender com Gisele Bundchen, uma das mais belas criações do Deus Pai, este sim todo poderoso. Todo o resto é pecado da carne.

6 comentários:

Anônimo disse...

concordo. triconcordo, como diriam na terra da bárbara. você escreveu o que eu pensei quando li essa notícia, e voltei a pensar hoje ao ver jesus de sunga, descalço e de camisa de manga comprida desfilando em milão para a dolce e gabanna. me perguntei: até quando? você foi além, com elegância e grande finura. muito bom! guza

Mário Viana disse...

Convenhamos, nem o Tropicalismo mais radical foi tão longe. Jesus come a Madonna, que o engole e cospe, como caroço de melancia... Antrofopagia celestial.
Humildade não faz parte do dicionário das celebridades, né? Parece que quanto maior a empáfia, mais famoso será o Seu reino...
Será que nem a derrocada que se anuncia pra 'revelação' Susan Boyle assusta esses caras?
Se pelo menos eles lessem algo que não fossem notícias sobre eles mesmos...
Bjs, Sergio! Parabéns por mais um petardo.

Só no blog disse...

Mário e Guzik: será que não dá tempo de a gente se inscrever para a próxima temporada de desfile? Alguém aí tem as medidas que a gente deve apresentar? Eu tinha o e-mail do Paulo Borges, será que ajuda? Mas acho que perdi....

Otavio Martins disse...

Rapaz, não há nada mais religioso que esta relação incestuosa de Jesus com Maria. O Mário alegou que nem os tropicalistas iriam tão longe, mas acho pior: nem os gregos ousariam viajar tanto nessa maionese.

Janaína disse...

As possoas caem com facilidade na armadilha do "estar". Elas se esquecem de que pra "ser" é necessário uma construção e uma invenção constante de si mesmas. Isto da trabalho...

Unknown disse...

Jesus Luz..
Embora você não seja famoso eu já sou sua fã sabia? No meu orlut tenho varias comunidades de vc e já fiz uma que ta bombando.
Ainda bem que vc terminou com a Madonna.
Te amo.O